Coordenador : Edvaldo de Aguiar Portela Moita
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389870.2201.375176.21022023
Departamento/Setor: SDB
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Docentes do Departamento de Direito Público, discentes do curso de direito e sociedade civil em geral. Os encontros serão abertos ao público e não haverá restrição de participação.
Local de atuação: Faculdade de Direito
Objetivo
1) Abrir espaço para que os professores lotados no Departamento de Direito Público dirijam e promovam Mesas de Debate atinentes a temas atuais do direito público com o apoio institucional; 2) Estimular a produção científica do corpo docente; 3) Circular as produções entre docentes, discentes e todo o público participante; 4) Ampliar o relacionamento acadêmico entre professores, alunos e comunidade externa à UFF.
Resumo
O Fórum Permanente de Direito Público tem como objetivo abrir um espaço para que os professores lotados no Departamento de Direito Público debatam temas atuais do direito público e áreas conexas, circulando a produção docente (publicada ou não), a fim de obter comentários, críticas e sugestões sobre sua pesquisa tanto da comunidade interna à UFF (docentes e discentes) como da comunidade externa (outras universidades, instituições, associações, sociedade civil e demais pessoas interessadas). Abrangendo todas as áreas pertencentes ao direito público, o Fórum pretende criar um ambiente de discussão aberta ao público em geral, mas que seja cientificamente fundamentada, sobre os mais variados assuntos que compõem a área. Essa abrangência temática permitirá discutir assuntos que vão desde as possibilidades de aplicação de inteligência artificial no direito (como decisões judiciais robotizadas) até os impactos do desenho tributário na economia (a exemplo de impostos sobre grandes fortunas). Assim, o projeto tem como pilares, por um lado, a discussão pública e fundamentada e, por outro lado, a integração da comunidade discente e docente do Departamento de Direito Público com o público externo à universidade.